top of page

PANORAMA DA TB

PANORAMA MUNDIAL 

Em 2020, segundo estimativas da OMS, 9,9 milhões de pessoas adoeceram por tuberculose (TB) no mundo.

Estimativas da Organização Mundial da saúde mostram que em 2020 cerca de 1,3 milhão de pessoas morreram por tuberculose no mundo (sem infecção pelo HIV), e 200 mil com infecção pelo HIV.

A TB é principal causa de morte entre as pessoas que vivem com HIV.

PANORAMA NAS AMÉRICAS

O Brasil representa 1/3 de todos os casos de TB nas Américas. E é o único das Américas presente em 2 listas de países prioritários para a OMS (TB e TB-HIV).

PANORAMA BRICS

O Brasil, junto aos países do bloco BRICS, é responsável por cerca de 40% de todos os casos de tuberculose e 44% das mortes por tuberculose no mundo (pessoas sem HIV).

PANORAMA NO BRASIL

Coeficiente de incidência de tuberculose (por 100 mil hab.). Brasil por Unidades da Federação, 2021.

Em 2021 foram diagnosticados 68.271 casos de tuberculose no país e 4.543 pessoas morreram por causa da doença. Nesse período, os estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Roraima apresentaram as maiores incidências de tuberculose. A incidência expressa a relação entre o número de casos novos de tuberculose e o número de habitantes daquele local, e quanto mais alta, maior o risco de adoecer por tuberculose naquele território. 
 

Coeficiente de mortalidade de tuberculose (por 100 mil hab.). Brasil por Unidades da Federação, 2020.

A partir de 2020, com a pandemia de covid-19, foi observada uma queda no número de casos novos, relacionada à diminuição do diagnóstico da doença. Porém, tratando-se do número de óbitos, podemos observar constância nos últimos anos, variando entre 4.563 e 4.543 óbitos.
Mato Grosso, Roraima, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Amazonas, Acre e Rio de Janeiro são os estados que, em 2020, apresentaram os maiores índices de mortalidade, ultrapassando a média do País para os demais estados.

bottom of page