top of page

ATUALIZAÇÕES

Resultado Experiências Exitosas.jpeg

Site da Rede de Comitês é selecionado pelo Ministério da Saúde

O site da Rede Brasileira de Comitês de Tuberculose foi selecionado pelo Ministério da Saúde entre as 15 melhores experiências exitosas em tuberculose no Brasil.

A seleção aconteceu por meio de uma chamada pública lançada no final de 2022 e com resultado divulgado dia 20/01/2023.

Para a mobilizadora nacional da Rede (segmento gestão), Ludmila Tavares, esse reconhecimento é muito importante para fomentar a atuação do grupo: "estamos em processo de expansão, buscando formar comitês em mais estados brasileiros e essa seleção endossa a seriedade do nosso trabalho e nos abre portas".

As iniciativas selecionadas farão parte de uma publicação do Ministério da Saúde. A equipe técnica responsável pela chamada irá entrar em contato com os selecionados durante as próximas semanas.

As demais experiências selecionadas podem ser acessadas aqui.

Conhecendo o PNCT material para SC.png

Conhecendo o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose: materia para a sociedade civil

PDF interativo com importantes informações sobre o Pano Nacional pelo Fim da Tuberculose, voltado para a sociedade civil. 

Confira aqui. 

O que voce sabe sobre tuberculose.png

O que você sabe sobre tuberculose? 


O Ministério da Saúde lançou um PDF interativo com as principais informações do Plano Nacional Pelo Fim da Tuberculose (2ª fase - estratégias 2021 a 2025).

Confira aqui. 

Na Ponta das Línguas - HIV AIDS.png

Na Ponta das Línguas - Zero discriminação para apoiar o fim dos estigmas em HIV/AIDS


A forma como interagimos com as pessoas e, sobretudo, como dialogamos, deve ser sensível o suficiente para promover a inclusão e a justiça social. Precisamos colocar as pessoas no centro, retirar as barreiras e fazer que sejam impactadas positivamente pelos serviços de saúde.

Confira aqui. 

Na Ponta das Línguas - Guia.png

Na Ponta das Línguas - Um guia para eliminar o estigma e a discriminação nos serviços de saúde

As terminologias que utilizamos no nosso dia-a-dia têm uma capacidade transformadora, seja pela inclusão, pela exclusão ou pelo estigma e discriminação. Então, vamos compreender algumas das terminologias e como elas podem guiar melhor as nossas práticas em saúde?

Confira aqui. 

Zero Discriminação.png

Zero Discriminação: Contos sobre Histórias de Vidas e as Epidemias de HIV

Desde o começo da epidemia de HIV e da AIDS, há mais de quatro décadas, nenhum aspecto se mostrou mais difícil de ser enfrentado do que a discriminação. Esse livro oferece uma visão da complexidade desta questão. Ilustra as diversas formas de opressão e desigualdade social que se cruzam no estigma e na discriminação quando associados ao HIV – revela a interseccionalidade na vida e na experiência das pessoas infectadas e afetadas pelo HIV.

Confira aqui. 

Jornal Comitê Amazonas.png

Jornal Comemorativo aos 15 anos do Comitê da Tuberculose do Amazonas

O Comitê de Controle da Tuberculose no Amazonas lança edição especial de jornal em comemoração aos 15 anos de atuação.

Confira aqui. 

TAH NA HORA de tratar a tuberculose!

O TAH NA HORA lançou cards sobre tuberculose e a Rede Brasileira está ajudando a divulgar! O material é atrativo, de linguagem simples e bem moderno! Compartilhe você também e ajude no enfrentamento da tuberculose! 

Clique nos cards para baixá-los! 

Tah na hora 2.jpeg
Tah na hora 1.jpeg
carta-aberta.webp

Carta aberta aos Presidenciáveis e aos candidatos ao Parlamento

A Rede Brasileira de Comitês para o Controle da Tuberculose enviou carta aberta aos Presidenciáveis e candidatos ao parlamento, solicitando apoio ao fortalecimento das políticas públicas em saúde, assistência social e enfrentamento da tuberculose como problema de saúde pública no Brasil. 
Leia a carta na íntegra, confira as pautas apresentadas pela Rede e fique à vontade para utilizar o texto como modelo para ações de mobilização contra a tuberculose. 

Acesse a carta aqui

Rede de Comitês e TAH NA HORA iniciam parceria

A Rede Brasileira de Comitês para o Controle da Tuberculose agora é parceira do TAH NA HORA (Iniciativas territoriais de prevenção e cuidado à tuberculose e outras doenças de condições crônicas), um projeto desenvolvido pelo Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS – Rio de Janeiro), com apoio técnico e financeiro da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). 
Em reunião virtual realizada no dia 22 de agosto, mobilizadores da Rede de Comitês e do TAH NA HORA decidiram unir forças, para fortalecer a atuação no enfrentamento da tuberculose no Brasil. 
O TAH NA HORA tem o objetivo de fortalecer a capacidade de atuação de instituições, grupos e iniciativas da sociedade civil em estratégias para prevenção e diagnóstico oportuno da TB e da coinfecção TB-HIV e para o cuidado em hanseníase. O programa já está em atuação em 15 capitais brasileiras (Manaus-AM, Rio Branco-AC, Belém-PA, São Luís-MA, Teresina-PI, João Pessoa-PB, Maceió-AL, Fortaleza-CE, Salvador-BA, Cuiabá-MT, Goiânia-GO, Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Porto Alegre-RS).
O encontro foi muito produtivo para o fortalecimento dos Comitês Estaduais já existentes, com trocas de contatos e o envolvimento de novos parceiros. Com essa iniciativa, além de fortalecer a participação social nos Comitês do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, floresceu a oportunidade de expansão da Rede Brasileira de Comitês, com o manifesto de interesse em iniciar um movimento de criação de Comitês nos estados do Acre, Alagoas, Mato Grosso e Goiás.
Se você também é um mobilizador social de um desses estados ou alguém que se sensibiliza com essa luta, junte-se a nós! 


Mais informações: redecomitestb@gmail.com

Video Dr Arnaldo.png

Depoimento Dr Arnado Medeiros, para Assembleia de 10 anos da Rede

Vídeo de depoimento do Secretário de Vigilância em Saúde (SVS/MS), Dr. Arnaldo Medeiros, para a Assembleia de 10 Anos da Rede Brasileira de Comitês de Tuberculose. 

Confira aqui. 

Video Antonio Brito.png

Depoimento Deputado Antônio Brito, para Assembleia de 10 anos da Rede

Vídeo de depoimento do presidente da Frente Parlamentar Contra a Tuberculose, deputado federal Antônio Brito, para a Assembleia de 10 Anos da Rede Brasileira de Comitês de Tuberculose. 

Confira aqui. 

Fotos-Homenagem.png

Homenagem Póstuma aos integrantes da Rede Brasileira de Comitês de Tuberculose

A vida é feita de encontros e desencontros, de chegadas e partidas, e nela vamos enfrentar muitas despedidas.

E quanto mais nos tornamos conscientes da morte, mais devemos saber viver a vida e saber superar as dores do adeus para seguir em frente. Da morte ninguém pode fugir, mas a vida sempre continua para alguém.

No livro dos Eclesiastes, o filho de Davi, rei de Jerusalém, exemplificando os eternos contrastes da vida, mostra que todas as coisas têm o seu tempo, e todas elas passam debaixo do céu, segundo o seu termo. Assim é que - há tempo de falar e de calar; - há tempo de nascer e de morrer.

Nosso reconhecimento, lembrança e gratidão aos colegas que partiram desta vida por toda contribuição na luta contra a tuberculose. E, em especial, àqueles que nos deixaram mais cedo pela covid-19.

Pessoas que sonhavam e lutavam pelos seus ideais, especialmente pelo combate e controle da tuberculose.

Palavras não traduzem nosso sentimento da perda por estas pessoas tão especiais. Vocês continuarão vivos e vivas na Rede Brasileira de Comitês da Tuberculose. 

  • Anastásio Paixão - Amazonas

  • Delta Segadilha – Amazonas

  • Edson Santos – Santa Catarina

  • José Hélio -  Rio Grande do Sul

  • José Júlio Rodrigues Pereira – Amazonas

  • Kiki Alwin – Fundação da Rede Brasileira

  • Nadja Faraone – São Paulo

  • Sergio Garcia dos Santos – Amazonas

  • Toninho Alves Ferreira  – Ceará

  • Márcia Calixto - Rio Grande do Sul

12 Guia Orientador - Promoção da Proteção Social para pesspas acometidas pela tuberculose.

Guia Orientador: promoção da proteção social para as pessoas acometidas pela tuberculose

MS

Público alvo: Membros e parceiros da Rede, profissionais de saúde e da assistência social, gestores, pesquisadores e sociedade em geral

O Guia Orientador: promoção da proteção social para as pessoas acometidas pela tuberculose tem como objetivo apoiar a articulação entre gestores e profissionais dos serviços da rede SUS e SUAS à desenvolverem ações voltadas para a proteção social de pessoas acometidas pela tuberculose e suas famílias, bem como ao enfrentamento do estigma e da discriminação.

Para maiores informações, acesse aqui. 

Seminario Internacional.png

Seminário Internacional “Tuberculose e determinação social: enfrentando os custos catastróficos para o fim da doença”

Seminário Internacional “Tuberculose e determinação social: enfrentando os custos catastróficos para o fim da doença”.

O evento organizado pela CGDR/DCCI/SVS/MS em alusão ao dia internacional de combate à tuberculose, 24/03.

Foi realizado de forma híbrida na sede da OPAS/Brasília, em 29/04/2022 2022, com a participação de autoridades nacionais e internacionais.

Para assistir a gravação da parte da manha, acesse aqui. 

Para assistir a gravação da parte da tarde, acesse aqui. 

Seminário SUS e SUAS.png

Seminário Nacional “Proteção Social e Tuberculose: uma atuação conjunta entre SUS e SUAS”

Seminário com objetivo de divulgar a Instrução Operacional Conjunta (IO) entre DCCI e SNAS e mobilizar profissionais da saúde e da assistência social sobre a importância de desenvolverem ações articuladas entre SUS e SUAS no enfrentamento da tuberculose no Brasil.

O evento foi realizado virtualmente, em maio de 2021.

Para assistir, acesse aqui. 

Seminário IOC 01 2019.png

Seminário Nacional IOC nº1/2019

Seminário Nacional sobre a Instrução Operacional Conjunta para a articulação entre o SUS e SUAS no enfrentamento da tuberculose (TB) – IOC nº1/2019, realizado em 04/11/ 2021, para divulgar as diretrizes organizacionais do referido documento e mobilizar os participantes a construírem uma agenda de trabalho efetiva para sua implantação nos territórios.

Para assistir, acesse aqui. 

Marcos Legais para apoio as pessoas em tratamento de tuberculose.png

Marcos Legais para Apoio às Pessoas em Tratamento de Tuberculose

A cartilha “Marcos Legais para Apoio aos Doentes de Tuberculose” foi uma construção coletiva que envolveu o Comitê Estadual de Controle da Tuberculose de SP. Foi reeditada em 2021 e traz todas as legislações envolvendo os direitos para as pessoas acometidas pela tuberculose ou vivendo com HIV. Além de questões relacionadas à saúde, a cartilha também aborda os direitos à segurança alimentar e nutricional, meio ambiente, assistência social, educação, cultura e geração de trabalho e renda. 

Para acessar o documento, clique aqui.

Faça a informação circular.png

Faça a informação circular

Este Guia de Comunicação "Faça a informação circular" buscando superar a falta de informação sobre a Tuberculose apresentando diversas maneiras para divulgar as informações relacionadas à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e à mobilização social necessária para o enfrentamento da doença no país.

Para acessar o documento, clique aqui.

Capa Chico Sansao.png

A força de Chico Sansão

Adaptação da radio-dramaturgia de autoria de José Mapurunga. Conta a história de Chico Sansão, que teve sua rotina mudada depois que adoeceu por tuberculose. 

Para acessar o documento, clique aqui.

O SUS pode ser seu melhor plano de saúde.png

O SUS pode ser seu melhor plano de saúde

Esta publicação, uma iniciativa do Idec com o apoio da Fundação Rockfeller, é destinada a informar e orientar os cidadãos sobre seus direitos às ações e aos serviços de saúde. Esta terceira edição foi realizada com apoio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, do Ministério da Justiça. A sua distribuição é gratuita. 

Para acessar o documento, clique aqui.

Oficio 16 conferencia CNS.png

Ofício à Comissão Organizadora da 16ª CNS

Ofício escrito pela Rede em 2019 e enviado à Comissão Organizadora da 16ª Conferência Nacional de Saúde, solicitando a inclusão no evento de propostas diretamente voltadas para as pessoas acometidas por tuberculose.

Para acessar o documento, clique aqui.

Carta Hospital Santa Maria.png

Manisfesto em defesa das ações de Enfrentamento da TB no Hospital Santa Maria - RJ

Manifesto escrito pela Rede em 2019, contra o fechamento do Hospital Estadual Santa Maria (RJ) para atendimentos de Tuberculose.

Para acessar o documento, clique aqui.

Carta de Repudio.png

Carta de Repúdio contra a retirada dos indicadores de tuberculose das pactuações do SUS

Carta de repúdio escrita pela Rede em 2017, contra a retirada dos indicadores da tuberculose das pactuações do SUS.

Para acessar o documento, clique aqui.

Manifesto PNCT.png

Manifesto em Defesa do Plano Nacional de Combate à Tuberculose


Manifesto escrito pela Rede em 2016, em razão da demora na indicação da nova coordenação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT).

Para acessar o documento, clique aqui.

bottom of page